sábado, 18 de abril de 2009

Princípios Éticos

1. Manter a descrição em situações ou circunstâncias delicadas ou menos próprias, manifestadas pela criança no decorrer das actividades;
2.Conhecer e respeitar a hierarquia da minha organização no desempenho das minhas funções e responsabilidades;
3.Cumprir e fazer cumprir com as regras e rotinas diárias (horários, materiais pedagógicos e actividades)
4.Demonstrar disponibilidade no desempenho das minhas funções para com solicitações de chefias, superiores hierárquicos e outras necessidades extraordinárias da instituição;
5.Manter o local de trabalho organizado e ter a capacidade de improvisar actividades na ausência da responsável directa;
6.Prever atempadamente situações de falta ou excesso de materiais, tempo e outras situações relacionadas com as crianças e suas actividades;
7.Actualizar competências e frequentar acções de formação contínua;
8.Desenvolver capacidades para realizar outro tipo de tarefas fora das minhas funções;
9.Procurar a interacção verbal com crianças, encarregados de educação, colegas de trabalho, entre outros.
10.Manter o sigilo profissional no desempenho das minhas funções;
11.Participar voluntariamente em iniciativas de solidariedade social e da comunidade envolvente;
12.Valorizar o desempenho profissional dos colegas de trabalho, trabalhar em grupo de forma solidária (ajuda mútua) e reforçar positivamente o sucesso profissional dos colegas de trabalho;
13.Ter empatia pelas sugestões e necessidades dos colegas, respeitando as suas opiniões, demonstrando compreensão e entreajuda;
14.Não misturar situações e assuntos pessoais com os exercícios e responsabilidades profissionais;
15.Colaborar, dar ideias novas e participar nas actividades propostas pela organização de trabalho;
16.Promover uma boa imagem da organização de trabalho, ocultando situações menos positiva e reforçando situações positivas, assim como criar uma boa organização no posto de trabalho;
17.Zelar pelos equipamentos e materiais de apoio diversos, através do uso correcto e da manutenção atempada dos mesmos;
18.Apaziguar eventuais situações de conflito não tomando partidos baseados em interpretações precipitadas;
19.Respeitar a opinião das crianças e familiares, respeitando princípios da livre concorrência e acolhendo todos os num clima de confiança e seriedade;
20.Dialogar com os pais, educadores e comunidade em geral, sendo comunicativos, atentos e bons ouvintes.

1 comentário:

Carla Ferreira disse...

Muito Bem... Eu sei que a Formação em contexto de trabalho ainda está longe.. mas não se esqueçam de tais princípios.

Continuação de um excelente trabalho e claro publiquem-no sempre!